GUIA COMPLETO DE COMO VIAJAR COM SEU CÃO
Querido proprietário, estamos planejando uma deliciosa aventura fora de casa. Mas antes da partida, eu gostaria de lhe passar algumas dicas e informações importantes para que a nossa viagem não se transforme numa dor de cabeça para você e numa frustração para mim, mas sim, seja repleta de momentos de diversão e prazer para nós dois.
A DECISÃO -
ANTES DE PARTIRMOS -
VIAGEM DE CARRO -
VIAGEM DE AVIÃO -
INFORMAÇÕES SOBRE COMPANIAS AEREAS -
Na
GOL, o transporte do animal doméstico está sujeito à disponibilidade, sendo
necessário efetuar uma pré-reserva do animal no vôo com pelo menos 48 horas de
antecedência, pois só serão aceitos até dois animais por vôo, exceto no caso de
filhotes da mesma ninhada (pequeno porte) pertencentes ao mesmo
cliente.
Vale ressaltar que animal guia
para cegos, surdos e/ou mudos pode ser transportado na cabine de Clientes, desde
que as medidas sanitárias sejam observadas. O transporte do animal guia está
sujeito à disponibilidade de assentos na aeronave.
Não serão
transportados:
- Animais desacompanhados nos finais de semana
e no último vôo, via Cargas GOLLOG, do
dia.
- Não será permitido o embarque
de fêmeas prenhas.
- Cães e Gatos
até 3 meses de idade.
-
Animais com
mais de 30 kg não podem embarcar como bagagem, somente pelo Setor de Cargas.
Documentações:
Não há mais a necessidade da
apresentação do Guia de Trânsito Animal (GTA) para embarque de cães e gatos via
check in – vale ressaltar que, via check in, somente embarca-se cães e gatos.
O cliente deve atentar-se aos
documentos necessários de embarque para bases nacionais e internacionais:
• Comprovante da vacinação
anti-rábica assinada pelo médico veterinário. A vacina é obrigatória para
animais a partir de 3 (três) meses de idade e deve ter sido aplicada há mais de
30 dias e menos de 1 ano;
• Certificado de Saúde – emitido
pelo médico veterinário - contendo as seguintes informações:
- Raça;
- Nome;
- Origem do
animal (informações do Pedigree se houver);
- Estado geral;
- Nome do
proprietário (qualificação completa).
- Carteira de vacinação atualizada e
assinada pelo médico veterinário. Dados obrigatórios do comprovante de
vacinação: etiqueta da vacina constando o laboratório, o tipo e o número da
partida (ampola).
IMPORTANTE: os clientes
devem ter atenção quanto à validade do certificado sanitário (três dias a partir
da data de emissão) e também à validade do CZI (para embarque internacional,
oito dias a partir da data de emissão, perdendo a validade após este prazo.
Se o cliente possui um retorno marcado para
depois de 8 dias, o mesmo deverá providenciar outro CZI).
Embalagem para
transporte
a) A embalagem
para transporte de animais vivos deve seguir os seguintes
requisitos:
•
Deve ser um container de fibra ou plástico rígido que resista aos danos
provocados pelo peso de outras cargas que serão transportadas juntas a ele, que
impeça a saída do animal e também acesso não autorizado (outros animais, manejo
por curiosos, etc);
• Containeres de outros materiais não serão aceitos para
embarque de animais, tais como os containeres de madeira ou palha;
• Possuir dimensões internas
condizentes com o tamanho do animal, e que permita a ele acomodar-se
confortavelmente, postar-se ereto conforme hábitos e movimentar-se realizando um
círculo em volta de si mesmo (giro de 360°), e também que não permita que cause
danos a si próprio;
• Ser provida de orifícios laterais que garantam
circulação e provisão de ar. Deve permitir que o operador realize movimentação
sem riscos de ser atacado pelo animal;
• Os fechos devem possuir um
dispositivo que evite uma abertura acidental, interna ou externamente;
• O
piso interno deve ser revestido ou provido de um material que contenha e/ou
absorva urina e fezes, evitando vazamento durante o transporte;
• A embalagem
para transporte de animais vivos deve ser resistente, segura, impermeável e
confortável para o animal;
• Deve permitir vários embarques;
• O animal
deve ser transportado em embalagem apropriada, identificada com o nome, endereço
e telefone do cliente remetente e destinatário;
• O container deve ser
providenciado pelo cliente.
b) A
Gol deve receber as embalagens totalmente limpas, desinfetadas e esterilizadas,
evitando doenças ao próprio animal e a terceiros.
c)
O
embarque será efetuado no porão do avião, que é devidamente pressurizado e com
temperatura igual à da cabine.
d) No
caso de trechos longos, o animal deverá ser sedado pelo próprio cliente, sob
supervisão de um veterinário.
e) O
animal deverá estar limpo, saudável e sem odor desagradável. Caso alguma das
condições mencionadas forem descumpridas, a Gol poderá negar o embarque.
f) O
passageiro deve colocar no container uma etiqueta com a identificação do animal,
nome, telefone do dono, bem como o código localizador (registro de reserva).
g)
Será cobrada uma taxa diferenciada juntamente com uma tarifa por Kg para
transportar animais na aeronave. É importante enfatizar, que no embarque (VIA
CHECK
IN) só serão aceitos animais domésticos (cães e/ou gatos) com o peso
até 30 kg, acima deste peso o transporte será direcionado para Gollog,
Serviço de Cargas da Gol.
Vôos
Nacionais
Animais domésticos como cães e gatos são permitidos na
cabine de passageiros apenas em vôos operados por aeronaves TAM (JJ).
Para fazer sua reserva, é necessário entrar em contato
com a Central de Atendimento até 24 horas antes do vôo. Depois da confirmação do
embarque pela Central de Atendimento, compareça ao vôo reservado com duas horas
de antecedência.
O animal deve ser acomodado em um kennel (caixa de
transporte), que pode ser adquirido em lojas de animais. O kennel deve ter
espaço suficiente para seu animal dar uma volta completa em torno de si (giro de
360°), ser de material resistente, livre de saliências ou protuberâncias, à
prova de vazamentos e estar de acordo com as especificações da tabela abaixo:
•
Kennel sob o assento do passageiro
Aeronave
|
Comprimento
(cm) |
Largura (cm)
|
Altura (cm)
|
Fokker 100
|
47
|
31
|
19
|
Airbus 319/320
|
47
|
31
|
19
|
Airbus 330
|
41
|
31
|
19
|
Aeronave
|
Comprimento
(cm) |
Largura (cm)
|
Altura (cm)
|
Fokker 100
|
55
|
35
|
30
|
Airbus 319/320
|
55
|
35
|
30
|
Airbus 330
|
55
|
35
|
30
|
Observações:
• Não é preciso sedar o animal.
• Para embarques na cabine de passageiros, o peso total do kennel + animal
não deve ultrapassar
• Para embarcar animais considerados silvestres
ou que excedam o limite de peso estipulado, entre em contato com a
Central de Informações no telefone 0800 562 211.
Documentação exigida:
• Certificado de Vacinação
anti-rábica para animais com mais de 3 meses de idade, onde conste o nome do
laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da partida/ampola utilizado.
Essa vacina precisa ser aplicada de 30 dias a um ano antes do embarque (filhotes
menores de três meses e, portanto, sem a primeira vacina, só serão embarcados
com autorização expressa do veterinário).
• Atestado de saúde emitido pelo
veterinário.
• Formulário NOTOC, fornecido pela TAM.
Taxas:
É cobrada uma taxa de R$ 90,00
(noventa reais) + Peso do kennel e do animal multiplicado pelo correspondente a
0,5% da tarifa cheia (Y), do trecho a ser voado.
Voos Internacionais
-
• Para os vôos
internacionais, operados por aeronaves da TAM (exceto Londres), são aceitos na
cabine de passageiros de Classe Executiva e Classe Econômica animais domésticos
como cães e gatos. Não é permitido embarque de animais domésticos na cabine de
Primeira Classe.
Procedimentos
para Embarques:
• Para solicitar sua reserva,
contacte a Central de Atendimento . O prazo limite para
solicitação de reserva de seu animal é de até 24 horas antes do vôo;
• Após
confirmação do embarque pela Central de Atendimento, compareça com 03 horas de
antecedência ao vôo reservado;
• Demais animais considerados silvestres ou
que excedam o limite de peso estipulado devem ser embarcados através da Central
de Informações (0800 562 211);
• O animal deve estar acondicionado em um
kennel. Este kennel pode ser adquirido em pet-shops e possuir espaço suficiente
para que seu animal consiga dar uma volta completa em torno de si (giro de
360°), feito de material resistente, livre de saliências ou protuberâncias e à
prova de vazamento;
• O peso total do Kennel + animal não pode ultrapassar
10 Kilos e obedecer as mesmas dimensões estipuladas para o embarque
doméstico.
Documentação
Exigida:
• Certificado de Vacinação
anti-rábica para animais com mais de 3 meses de idade, onde conste o nome do
laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da partida/ampola utilizado.
Esta vacina precisa ser aplicada de 30 dias a um ano antes do embarque;
•
Atestado de saúde emitido pelo veterinário;
• Certificado Zoo Sanitário
Internacional (CZI) - válido por 08 dias a partir da data da
emissão.
Taxas:
É cobrada uma
taxa de US$ 50,00 + Taxa por Excesso de bagagem + Taxa/Imposto Governamental
(conforme normas no país de destino) para destinos onde a franquia de bagagem é
de 23Kg para adultos viajando em classe econômica ou 02 excessos de bagagem para
destinos onde a franquia de bagagem para um adulto viajando em classe econômica
é de 02 peças de 32 kg.
Em carater geral cias americanas costumam cobrar um valor fechado para cada tamanho de caixa, sendo a pequena tamanho 200 - 100 USD, a media 150 USD, a grande tamanho 400 - 200 USD (a que os labs usam), e as extra grandes tamanho 500 - 250 USD.
A = Comprimento do animal, desde o focinho até a base do rabo.
B = Altura das pernas.
A+ ½ B = Extensão da embalagem.
C = Largura das costas do animal.
C x 2 = Largura da embalagem.
D = Altura do animal em pé, do topo da cabeça ou da extremidade da orelha, o que for mais alto.
D + 5 cm = Altura da embalagem.
UMA VEZ HOSPEDADOS -
• Conheça e respeite todas as restrições e políticas estabelecidas por cada estabelecimento.
• Mantenha-me sempre na guia e sob supervisão.
• Procure conhecer as áreas do hotel onde a minha circulação está liberada. A maioria dos estabelecimentos não permite que os pets circulem em áreas como a piscina e a sala interna do restaurante. Não queremos ser inconvenientes, né?
• Não me deixe sozinho no quarto. Eu posso causar danos ou latir de saudades e incomodar os outros hóspedes.
• Me ajude a manter a limpeza dos locais onde circularei mantendo as minhas patas limpas e secas, não permitindo que eu suba nos móveis, etc. Vamos deixar o local nas condições em que encontramos sem causarmos necessidade de limpezas extras ou reparos por nossa culpa. Além disso, não queremos quebrar a confiança e fazer com que eles desistam de serem tão receptivos com a gente, não é mesmo?
• Me leve para fazer as minhas necessidades, de preferência, fora do hotel e recolha a sujeira “produzida” por mim.
• Seja responsável por quaisquer incidentes ou acidentes causados por mim.
PARA DESFRUTAR DO DESTINO ESCOLHIDO -
SUGESTÃO DE CHECK LIST -
Kit de primeiros socorros (consulte o meu Vet)
Medicamentos (caso esteja usando algum)
Repelente contra picada de insetos
Certificado de vacinação e Atestado de Saúde
CZI (Para viagens internacionais)
Telefone de um médico veterinário ou clínica 24 hs no local da viagem
Itens para higiene (shampoo, toalhas, escova e pasta de dentes, escova de pêlos, etc)
Tapete higiénico ou jornal (se eu estiver habituado a usar)
Etiqueta de identificação
Proteção contra pulgas e carrapatos (poderá ser aplicado antes da viagem)
Guia e coleira
Fotografia (para o caso de me perder)
Reservatórios para água e comida
Ração em quantidade suficiente para a duração da viagem
Brinquedos preferidos
Ossinhos
Saquinhos para recolher dejetos
Caminha ou Manta
Viajar com os donos é uma das melhores coisas da vida pra gente. Seguindo estas dicas, a viagem será muito mais agradável e divertida!!!