O QUE ESTÃO FAZENDO COM NOSSOS LABS?


Este texto é direcionado aos Criadores de Labrador, e para conhecimento dos entusiastas e proprietários, reflete a minha opinião pessoal, não sendo nem uma verdade absoluta e nem uma mentira deslavada, tem como objetivo somente provocar uma reflexão saudável, os inteligentes aproveitarão a oportunidade, os que se acham inteligentes talvez a critiquem, mas mesmo assim o efeito desejado já terá sido cumprido, sendo isto que importa. Como escreveu um grande líder Mundial “A Paz e uma estrada de mão dupla”, portanto que fique bem claro que não escrevo esse artigo para atacar a criação de nenhum criador em especial, não é nenhuma declaração de guerra a ninguém, se alguém se esforçar para entender diferente disso só posso lamentar.                       

Introdução -

    Sempre entendi e assim aprendi que labradores são cães esportivos, não é a toa que são chamados de “Gundogs” e pertencem no Mundo todo, ou seja, em todas as cinofilias aos grupos de cães de caça, ou se preferirem de cães esportivos.

    É certo, que um cão esportivo, imperiosamente necessita de muita energia, muita agilidade, isso contrasta, sobretudo com muito do que é visto hoje em dia principalmente na cinofilia Americana, uma vez que é o oposto disso, ou seja, o que vemos são cães demasiadamente pesados e lentos.

    É nesse sentido que claramente os “pais” da raça, os ingleses vem sinalizando já há algum tempo para o mundo. E não só eles! Já a mais de 10 anos Jack Vanderwck, autoridade máxima na raça na Bélgica escreveu um artigo intitulado: O QUE OS CRIADORES ESTÃO FAZENDO COM NOSSOS LABS? E PORQUÊ”, que pode ser lido neste link:

http://www.blacklab.com.br/clipping169.htm

    Nesse artigo, que deve ser lido para maior compreensão do que seguirá abaixo, Jack fala a respeito dos cães estarem diminuindo de tamanho, e também ficando cada vez mais “pata curta”, ele já alertava a aquela altura, mais não indicava claramente vilões ou culpados.

    Anos se passaram, e a minha leitura pessoal e que a criação de labradores passa por um momento “perigoso” dentro do cenário mundial, ou seja, piorou nos últimos anos.

Os Americanos e sua cinofilia -

    Jack não apontou culpados, mas todo cinófilo estudioso sabe muito bem que a cinofilia americana afora ter grandes qualidades que são indiscutíveis, também sempre foi e é muito criticada por ter transformado raças tradicionais, como os Boxers e os Dobermans, isso só para citar dois exemplos claros, nesses dois casos os criadores puristas e tradicionais, os que gostam verdadeiramente da raça e lutam pela preservação dela como elas são há muitas décadas, entendem que os americanos estragaram essas raças, super “estilizando” os cães em termos de “desenho” tornando-os em linhas gerais, super angulados (principalmente de posterior), com cabeças leves, e principalmente com a diminuição da ossatura, transformando-os em cães mais leves, conseqüentemente mais frágeis, no entanto atingindo seu objetivo que era tornar os cães “mais show”, adaptando-os a seu propósito, ou seja, o mundo de exposições, que sem duvida e o melhor que o Americano sabe fazer: “shows” shows... e shows.... Porem com isso esquecendo e pondo de lado completamente o propósito para qual esses cães foram criadores, ou seja, a função deles, em detrimento da função original da raça o que vemos claramente nos últimos anos foi que o Dobermann e o Boxer nas Américas se tornaram extremamente estilizados, e nesse rol incluo o Brasil, já que embora sejamos filiados a FCI, a maioria das importações dos criadores vem da América do Norte, paises onde os cães são muito diferentes dos seus pares europeus, que são criados para serem funcionais, como o Standard da raça exige, e não somente cães para exposição.

    Toda a narrativa acima pode não ter nada a ver com Labradores, mas fiz questão de citar somente para registrar que os Americanos com sua exagerada “soberba”, como em tudo se sentindo os Reis do mundo, sempre se acharam também na criação de cães no direito de transformar raças tradicionais, apenas citei duas... Mas muitos seriam os exemplo que poderiam ser dados, em total desrespeito as suas origens.

Os Labs estão mudando de “Estilo”?  -

    No caso dos labs, venho me preocupando com o que tenho constatado pessoalmente e por sites de Internet, visualizando os cães americanos e os Europeus, e tratando de traçar uma comparação entre eles.

    Embora há algum tempo atrás eu jamais pensasse em admitir, já existe sim uma diferença a considerar entre cães ingleses e americanos, e esse “abismo” vem crescendo.

    Antes que alguém confunda as coisas vale um esclarecimento para os leigos que lêem este artigo: isso não tem nada a ver com a historia que usam aqui no Brasil para vender cães e dizem que o tipo e inglês, e o outro mais fino (sem substancia nenhuma) ser o “tipo” americano e tal.

    Nunca usei, e não vou usar o termo “Tipo” como muitos acham correto usar, pois como já deixei claro em artigos anteriores para mim não pode existir dois “tipos” de labs, porque tipo e exatamente o padrão racial, ou o cão temo tipo o não, caso não tenha tipicidade ele não é um Labrador, logo chamarei de “estilo”, pois entendo ser politicamente e tecnicamente mais correto.

    Hoje é evidente a existência de dois “estilos” de labs, um extremamente estilizado, caracterizados geralmente por serem extremamente pesados, com frentes exageradamente anguladas, algum evidenciado angulações absurdamente fechadas, com “peito de Pombo” ao invés da correta que é de 90º, extremamente obesos ou excessivamente pesados de ossatura, e de pelagem digamos "diferente" com muitas ondulações e mais volume de pelo, o que compõe para o leigo digamos assim cães com aparência mais “parruda”, pois geralmente tem ou excesso de profundidade de peito, ou mesmo as patas curtas, isso tudo unido a uma ossatura pesada demais e a obesidade... Está lá o cão a que me refiro, que tem serio prejuízo e comprometimento em sua habilidade para desenvolver a sua função, ou como preferirem a função para qual o mesmo foi concebido a mais de um século, agora neste momento uma tendência nos Estados Unidos da América e infelizmente em outros paises da América do Sul, inclusive o Brasil.

    Um cão excessivamente pesado tem comprometida a sua resistência aeróbica dentro da água, já que despende mais energia para permanecer dentro dela, e esse e apenas um dos exemplos, outro exemplo bem comum, e o que dizem alguns criadores, que um cão com pelagem ondulada tem melhor "pelagem" segundo eles, Bobagem!!!! dizem que esses teriam mais resistência ao frio, no entanto parecem ignorar também que eles terão maior resistência mecânica dentro da água ao nadarem, e que o importante no caso da pelagem NUNCA foi e NUNCA vai ser o comprimento do pelo (o que torna a pelagem ondulada) e sim o SUB- PELO, que e a lã que recobre o corpo dos labs, que e a verdadeira proteção dele contra a água gelada, o que lhe confere a característica de dupla pelagem impermeável.

    É preciso lembrar antes de continuar que a raça Labrador sempre foi considerada como uma raça Balanceada, “balance”... “Sound”, ou seja, onde qualquer exagero deveria ser evitado, lendo entrevistas de criadores em sites como o “Mi querido Labrador” na Argentina, talvez a frase mais lida seja esta, quando solicitados a definir um labrador os criadores a definem como cães assim, “Sound”.

    Eles têm plena razão, um labrador segundo o conceito dos criadores mais antigos e mais respeitados, é um cão sem exageros, um deles cita assim no seu livro: “Visualize um cão nem muito pesado e nem muito leve, nem muito gordo e nem muito magro, que tenha angulações medianas (normais) de anterior e posterior, que não seja curto e nem longo, que tenha pescoço, cabeça e cauda em tamanhos agradáveis em relação ao corpo” é fácil visualizar a figura de um labrador assim.

    Os Ingleses na contra mão dos americanos recentemente alteraram o padrão da raça, incluindo duas observações, que transcrevo abaixo:

very agile (which precludes excessive body weight or substance)

MUITO ÁGIL - o que impede peso ou substancia em excesso, ou seja... cães EXCESSIVAMENTE GORDOS OU OVER.... MUITO OSSUDOS E PESADOS, com excesso de substância).


with well sprung barrel ribs – this effect not to be produced by carrying excessive weight.

Com costelas arqueadas em BARRIL - este efeito não pode ser produzido pelo EXCESSO DE PESO.

    Os ingleses no fundo, com tudo isso buscam é claro de forma velada, mas em descarada reprovação com o que os Americanos estão fazendo com a raça Labrador em seu Pais.

    Tudo isto e tão sabido e certo, que o comentário na ultima exposição ocorrida em SP, era de que os juizes Ingleses não apreciam cães obesos, e eu mesmo cheguei a testemunhar relatos de criadores que admitiram absurdamente terem “emagrecido” seus cães especialmente para o evento, atitude que eu repudio como amante da raça e, sobretudo dos animais, pois fazer dos mesmos uma sanfona só para agradar o gosto de um Juiz é crueldade com o animal. Fato é que os Ingleses estão mesmo na minha opinião no caminho certo, pois, sobretudo estão preocupados com a manutenção da função do LABRADOR e também com sua saude.

 Constatação Triste –

         Aqui no Brasil, onde os criadores têm a tendência a seguir a cinofilia Americana, e nos últimos anos tem piorado com o estreitamento do relacionamento entre criadores Brasileiros e Americanos, e a constante vinda de criadores AMERICANOS para julgar especializadas por aqui, o que hoje estamos vendo e que existe uma tendência a seguir conceitos que não são na minha opinião pessoal os mais corretos, pode-se constatar isso, quando em fóruns específicos sobre a raça, lê-se um comentário de um criador sobre diversas fotos de labs ingleses, onde ele diz: que de mais de 100 fotos, ele teria “gostado” de menos de 10, e que mesmo assim não lhe causaram impacto.

Ora, se o que causa impacto hoje a muitos criadores Brasileiros são cães que mais se assemelham a masttifs de porte médio, com cabeças exageradamente grandes, com stops a 90º os tornando parecidos com Rottweillers, com ossaturas dignas de um bullmastiff, entendo eu... Que algo de muito preocupante esta ocorrendo.

Na Argentina, onde a cinofilia em caráter geral é MUITO mais madura e seria, e onde os criadores se importam muito mais em manter seus cães funcionais, com muito mais importações de cães europeus do que americanos, e aqui eu não me refiro somente à raça Labrador, o que vi por lá quando julguei em diversas oportunidades foi exatamente o contrario do que vejo aqui, cães muito mais balanceados, sem exageros, e sem serem super estilizados.

Infelizmente a Cinofilia Brasileira não é bem vista no exterior, e todos sabem disso, somos taxados muitas vezes de meros importadores de cães, de que se preocupamos mais com exposição do que com criação, e isso não deixa de ser verdade, pois pouco se cria, prova tal que: Quem hoje na raça Labrador pode dizer que tem uma linha de sangue? Segundo os meus conceitos ninguém, pois ninguém tem um pedigree fechado com cães de sua criação, ou temos?

Trabalhar em cima linhas de sangue de outros canis, e sem duvida pegar um grande atalho para ter resultados imediatos, mas a longo prazo pode se tornar em uma armadilha, que trará ao criador a raça uma grande dor de cabeça, pois mesmo orientado a distancia pelo “dono da linha de sangue” é patente que a "filial" não tem o mesmo material para trabalhar que a "matriz", e a conseqüência disso é a fixação de defeitos graves, inclusive de saude, sem contar com a “estilização” demasiada a que estou me referindo desde o inicio, pois a media em que os acasalamentos vão se tornado cada vez mais consangüíneos, a homozigoze aumenta e todos nós sabemos as "características" não só se perpetuam como se acentuam, super "estilizando" os cães.

Finalização –

É muito importante para os que verdadeiramente gostam da raça Labrador assumam a consciência de que os Labs são uma linda raça criada a mais de 100 anos, e que o Standard não prevê variações de cunho pessoal, ou seja, o Standard diz claramente como deve ser um Labrador, e inadmissível ver que no padrão da raça é dito que o Pelo não deve ser ondulado, e que criadores estejam desgraçadamente buscando isso em suas criações, a continuar assim daqui a alguns anos teremos labs com pelagem como a dos Goldens por exemplo, e inadmissível também que alguns criadores se orgulhem de criar cães abaixo do tamanho exigido no Standard, e que saiam dizendo que aquilo é correto.

Temos que abrir o olho imediatamente, caso contrario em mais 10 anos estaremos criando uma raça muito distante da verdadeira raça Labrador, e isso será, sobretudo além de um grande erro, um desrespeito aos criadores que em todos esses anos se esforçaram para manter a tipicidade dos labs. 

Só para ilustrar, juntei uma coletânea de fotos de alguns cães que forma grandes labs no passado, basta ver a diferença que grita comparado com os atuais.

 
Este é o ORIGINAL

 
Este são alguns campeões de hoje

Por que nós não damos uma olhada nos labs famosos do passado?

 
Ardmargha Mad Hatter

 
Ballyduff Marina

 
Ballyduff Marketeer

 
Balnova Sultan

 
Belltarn Niuma of Newinn

 
British Justice

 
Broyhill Hennings Casino

 
Charway Ballywillwill

 
Cornlands Kimvalley Crofter

 
Follytower Merrybrook Black Stormer

 
Garvel of Garshangan

 
General of Garshangan

 
Keysun Crispin of Blondella

 
Lawnwoods Hot Chocolate

 
Lindall Mastercraft

 
Mardas Berberis

 
Martin of Mardas

 
Fabracken Comedy Star

 
Poolstead Preferential

 
Reanacre Mallardhurn Thunder

 
Receiver of Cranspire

 
Rocheby Royal Oak

 
Sandylands My Lad

 
Sandylands Tweed of Blaircourt

 

Agora vejam a coletânea de fotos onde constam os cães que foram criticados pelo criador Brasileiro, e tire suas próprias conclusões:

Exposição ocorrida em 21de Março 2009 - 44th Breed Championship show. = 347 labradores em pista.

Juizes: Machos - Mr V Cole, Fêmeas - Mrs L Minchella

Best in Show - Halshimoor Lincoln

Reserve Best in Show - SH CH Foulby Buttons and Bows
 

linthwaite amphritite
linthwaite amphritite
steeleigh hot to handle
steeleigh hot to handle
carromers shimmering diva
carromers shimmering diva
warringahs kurri kurri
warringahs kurri kurri
naiken xclusive dream
naiken xclusive dream
steeleigh hot shot
steeleigh hot shot
warringahs kurri kurri
warringahs kurri kurri
halshimoor poetic licence for sharouns
halshimoor poetic licence for sharouns
lindall rock dj
lindall rock dj
carpenny maid for me
carpenny maid for me
foulby kiwi
foulby kiwi
foulby queenstown at cambremer
foulby queenstown at cambremer
crawcrook odd sox
crawcrook odd sox
lindall nadia at naiken jw
lindall nadia at naiken jw
lakemeadow lady jane with whistletyne
lakemeadow lady jane with whistletyne
allenies ophelia
allenies ophelia
rocheby gamekeeper
rocheby gamekeeper
brigburn many thanks
brigburn many thanks
brockburrow day dreamer
brockburrow day dreamer
crosscroyde chiyo in linjor
crosscroyde chiyo in linjor
miteymidgets im only a woman
miteymidgets im only a woman
tintagel winds xx to sarkozy
tintagel winds xx to sarkozy
poolstead pomerol
poolstead pomerol
oakhouse ot totty
oakhouse ot totty
trendlewood lets dance
trendlewood lets dance
cornlands lady rumba
cornlands lady rumba
rocheby wild snowdrop
rocheby wild snowdrop
keydella karrington
keydella karrington
cambremer socialite
cambremer socialite
crosscroyde lady katinka jw
crosscroyde lady katinka jw
thirlmere kiris
thirlmere kiris
ludalor lancastria chardonnay jw
ludalor lancastria chardonnay jw
ludalor lancastria chardonnay jw
ludalor lancastria chardonnay jw
amberstope american star sh cm
amberstope american star sh cm
sretlaw thunderball
sretlaw thunderball
poolstead pouilly
poolstead pouilly
sundyke secret attraction
sundyke secret attraction
devonelite scandal for carpenny
devonelite scandal for carpenny
claychalk costa tael
claychalk costa tael
auchinlay dreams for kilstron
auchinlay dreams for kilstron
waterbrook sweet charity
waterbrook sweet charity
carpenny slogan
carpenny slogan
kimvalley wonder boy at cornlands
kimvalley wonder boy at cornlands
amberstope rebel yell sh cm
amberstope rebel yell sh cm
thirlmere charisma
thirlmere charisma
sandylands pandora
sandylands pandora
meadowline midway lady jw sh cm
meadowline midway lady jw sh cm
winsleywood willow jw sh cm
winsleywood willow jw sh cm
keenes baroness boothroyd jw
keenes baroness boothroyd jw
keydella kristie
keydella kristie
brockburrow cassanova in linjor jw sh cm
brockburrow cassanova in linjor jw sh cm
sh ch lindall strawberry cream with farbrae jw
sh ch lindall strawberry cream with farbrae jw
sh ch foxrush ovaltine
sh ch foxrush ovaltine
sh ch cambremer ocean breeze by kilstron sh cm
sh ch cambremer ocean breeze by kilstron sh cm
ch ludalor lunar orbit jw
ch ludalor lunar orbit jw
shanorrell ticket to ride to halshimoor jw
shanorrell ticket to ride to halshimoor jw
ch winsleywood waterloo jw sh cm
ch winsleywood waterloo jw sh cm
ch ludalor lunar orbit jw
ch ludalor lunar orbit jw
linthwaite andromeda jw
linthwaite andromeda jw
castleduff prim and proper among chapelmanor jw
castleduff prim and proper among chapelmanor jw
sh ch cambremer call my bluff
sh ch cambremer call my bluff
on silent winds over oakhouse
on silent winds over oakhouse
allenies match maker
allenies match maker
crawcrook firefly of angelpoise
crawcrook firefly of angelpoise
sh ch trofarth sian to oakhouse
sh ch trofarth sian to oakhouse
sh ch poolstead pleased as punch
sh ch poolstead pleased as punch
berolee mack the knife
berolee mack the knife
ryedown scottish reel jw sh cm
ryedown scottish reel jw sh cm
sh ch cambremer ocean breeze by kilstron sh cm
sh ch cambremer ocean breeze by kilstron sh cm
poniel prima donna
poniel prima donna
sh ch foulby button and bows
sh ch foulby button and bows
keenes baroness boothroyd jw
keenes baroness boothroyd jw
naiken way out west
naiken way out west
halshimoor lincoln
halshimoor lincoln
rocheby golden sage
rocheby golden sage
t1%2f73%2f539173%2f4%2f110531482.k9Nl0BNo.jpg best in show halshimoor lincoln
best in show halshimoor lincoln

 

CRIADOR DE LABRADOR DO BRASIL - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008 - 2009*

PROPRIETÁRIO/CRIADOR DO MELHOR LABRADOR BRASIL - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008 - 2009*

Apoio: