RESULTADO DE EXPOSIÇÃO - QUAL SEU VALOR?


Texto extraido do site de relacionamentos Orkut, de autoria da Sra Hilda Drummond (arbitra All Rounder), em resposta a pergunta citada acima:

(Grifos de nossa autoria)

    Já lhe ocorreu que todo e qualquer julgamento representa o ponto de vista de um único árbitro, daquele árbitro que está avaliando o cão naquele momento. E nada mais do que isto? Que não é uma sentença de morte ou de vida? Não cria, nem extermina, aquilo que os cães não sejam.

    Que o resultado final de um campeonato (menor) passa por pelo menos cinco opiniões diferentes? Já lhe ocorreu que uma pessoa leva um cão para ser avaliado por um árbitro porque quer, que ninguém é obrigado a isso? Não sei se você gosta de futebol.  Mas já lhe ocorreu sugerir que a FIFA para evitar os “erros” de arbitragem que ocorrem em todas as partidas, estabelecesse que cada partida fosse julgada por 3 árbitros ao mesmo tempo?

    Já lhe ocorreu que seria possível fazer a total automatização da Cinofilia, criando uma Comissão de pesos e medidas composta por engenheiros que de ano em ano munida de réguas, fitas métricas, goniômetros, paquímetros, tacometros, balanças de precisão, aparelhos de Raio X, e empunhando os padrões rácicos estabelecessem os mais perfeitos entre os mais perfeitos!!!!!!!

    Com certeza isto aboliria completamente os “julgamentos subjetivos”, os “faltos de técnica” e todas as demais mazelas e detrações que se imputa contra e para “tentar moralizar” as exposições? Isso “seria ótimo”,aboliria a necessidade de haver árbitros, handlers, keneis, clubes especializados, etc... Mas que ia ser muito chato, ia !!!!

    Mas será que com isto os perdedores e os "moralisadores" deixariam de achar que a Cinofilia é tudo isso que eles imaginam que é? Fica muito dificil você contentar a todos, todo tempo, a respeito de tudo. Lembra da estória do velho, do menino e do burro? É isso ai. Não ha nada que possa impedir que as pessoas falem o que quizerem mesmo sem ter razão. A única forma de evitar que as pessoas falem ou é cortando a língua delas, ou é não fazendo mais exposições. Não há nenhuma outra forma de evitar as críticas dos que se sentem injustiçados, mesmo não o sendo.

    Mas há uma coisa que se pode fazer é distribuir bastante medicamento contra a terrível moléstia que contaminou grande número de cachorreiros reclamões a - cegueira de canil, É essa doença que faz com que se critique a torto e a direito os árbitros, os handlers,os cães dos outros, o local da exposição,etc. Você já viu alguém que ganhou criticar o árbitro, os cães dos outros, os handlers, o local do show, etc. Eu nunca vi! É porque essa doença é uma praga e pega com grande facilidade...

    Por isso os contaminados por ela não enxergam os defeitos dos seus próprios cães, do mesmo modo que a coruja da fábula que achava seus filhos maravilhosos... Estamos aqui discutindo sexo dos anjos. Não adianta querer que seja assim, ou assado; há uma norma internacional estabelecida, e a gente segue ou não.

    Ficar nos achismos e nos si , é jogar fora um tempo útil que poderia ser empregado na ampliação dos nossos conhecimentos. Você está completamente equivocado a respeito de uma coisa: as exposições não são e nem servem de aulas para ensinar as pessoas a respeito dos defeitos e das qualidades dos seus cães. Para aprender com os defeitos do seu cão você precisa primeiro conhecer como os cães devem ser, como ele deve ser. Ademais, a rigor nenhum criador de peso necessita do julgamento de ninguém para conhecer os defeitos dos seus cães . As exposições não são aulas, são oportunidades para comparar nossos cães com o dos demais criadores.

Aprender a respeito de cães se faz através de livros ou dos ensinamentos de outros criadores, e não numa pista de julgamento.