OSTEOMIELITE


Trata-se de uma inflamação da medula óssea e do tecido ósseo circundante devido à infecção.

Geralmente ocorre a partir de fraturas antigas e feridas em geral. Pode também se originar de outras fontes de infecção no corpo, sendo disseminada pelo sangue.

Independentemente da fonte de infecção, uma vez que estejam presentes bactérias, o osso desencadeia uma resposta inflamatória. A bactéria envolvida mais comum é a Staphylococcus aureus.

Normalmente é uma infecção bacteriana purulenta que causa dor e inchaço no tecido mole adjacente. A área afetada é quente ao toque e a pele torna-se avermelhada. O animal apresenta apatia, diminuição do apetite e febre e geralmente evita apoiar o membro afetado.

Nos casos de decurso longo, ocorre drenagem de pus para a superfície cutânea através de inúmeros trajetos a partir do osso infectado. As infecções não purulentas são crônicas e a maioria é causada por fungos.

A infecção óssea dissemina-se através de canais do osso e interfere com o suprimento sanguíneo normal. Isto pode levar à necrose, e o organismo compensa formando novo tecido ósseo na área. Pode ocorrer também seqüestro ósseo (fragmento que se destaca do osso). Essas alterações podem ser vistas radiograficamente.

O diagnóstico é confirmado pela biópsia óssea.

O tratamento é baseado em antibióticos sistêmicos, capazes de penetrar no tecido ósseo. Drenagem do pus dos tecidos moles pode ser feita, se necessário. Nos casos crônicos, os fragmentos ósseos desvitalizados devem ser retirados cirurgicamente.

Texto extraído do site: www.kennelclub.com.br
seção palavra do VET, gentilmente cedido a nosso site.

Outras matérias sobre Displasia e Problemas Ósseos